Na última terça-feira, 07/12, foi derrubado o grande tamboril da praça central do Distrito de Santo Antônio do Rio Preto. De acordo com testemunhas, a árvore já estava morrendo, apresentando grandes riscos de cair e acabar ferindo alguém, por este motivo decidiu-se derrubar preventivamente para evitar acidentes.
Houve grande comoção nas redes sociais, pois este tamboril foi ponto de encontro para várias gerações. Muitos se reuniam debaixo dele para conversar com os amigos, muitos eventos escolares e até mesmo churrascos já foram feitos ali.
Em relato em uma rede social, o Sr. Geraldo M. Paiva, grande conhecedor da história do distrito, disse que “a praça foi construída em janeiro de 1972, na administração de Dr. Miguel Tozzi, chefe do Núcleo Colonial do Paracatu. Doutora Rosa Maria, Assistente Social trouxe diversas mudas de tamboril, por coincidência só pegou essa. Muitos pensam ser a mais velha, mas não, a mais antiga é o Gonçalo da caixa d’água, remanescente das matas originais. Uma árvore não morre, fica a lembrança.”