Vivemos hoje um momento histórico: um capítulo ao lado dos grandes acontecimentos da História registrará a pandemia do Covid19 como um acontecimento, cujas consequências, mudaram os parâmetros da convivência social em todo o mundo. Quem imaginaria passar por situação semelhante? A pandemia apanhou o mundo de surpresa.
Parece até querer passar uma lição mostrando que não passamos de pobres seres frágeis e vulneráveis, sujeitos a muitos imprevistos. A princípio muitos pensaram tratar-se de uma epidemia como muitas que as vezes chegam e nem causam transtornos, mas a estatística fatídica revela o contrário.
A gripe espanhola, segundo registros, foi uma tragédia horrível ocorrida logo após o término da Primeira Guerra Mundial. Naquele tempo o país carecia dos recursos hoje existentes, imagina-se as dificuldades para o enfrentamento daquela pandemia. Talvez sua disseminação fosse um pouco impedida dada as distâncias e isolamento natural em que não havia a facilidade de deslocamento e mobilidade como hoje.
A verdade é que o nosso país foi repentinamente sacudido por algo inesperado. Situações de isolamento social, aulas presenciais suspensas, comércio fechado ou funcionando com restrições, incluindo templos religiosos e outras instituições, atividades e eventos suspensos. A economia atingida em cheio, trazendo em consequência o desemprego, a informalidade e o fechamento e paralisação de muitos meios necessários a sobrevivência da população carente. O pessoal da saúde, envolvendo médicos, enfermeiros, auxiliares, motoristas, se transformaram em verdadeiros heróis, arriscando a vida em prol os atingidos.
A face mais cruel da pandemia do Covid19, sem dúvida, é o elevado número de óbitos. Mesmo os que se recuperaram ainda podem estar sujeitos às sequelas. A corrida pela descoberta de uma vacina, embora não se consiga a curto prazo, movimenta o meio científico. Portanto, não resta dúvida ser este um grande e histórico acontecimento deste século.
Geraldo M Paiva – Agosto/2020